22 de dezembro de 2009

Tecnológica e sustentável



A Copenhagen Wheel é um protótipo de bicicleta criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) que utiliza um sistema de reaproveitamento da energia das pedaladas para alimentar não só o pequeno motor - muito útil em subidas. Além disso, o sistema bluetooth

A magrela ainda inclui a tecnologia bluetooth. Isso permite a conexão com um telefone celular compatível e, assim, ter acesso a informações em tempo real.

17 de dezembro de 2009

Aprenda sustentabilidade com jogos online



Acho que as minhas escolhas não foram suficientemente sustentáveis

Você pode discutir se um videogame é a melhor maneira de ensinar conceitos básicos de sustentabilidade a alguém, mas não pode negar que é um dos meios mais divertidos. O game online Better Business Choices oferece uma oportunidade de montar um negócio com base em decisões sociambientalmente responsáveis.

Quer tentar? Clique aqui e seja ético!

16 de dezembro de 2009

Opa!



Elizabeth Oliveira
De Copenhague


O discurso da ministra-chefe da Casa Civil e chefe da delegação brasileira na COP15, Dilma Roussef, é de que o Brasil não cederá às pressões, sobretudo dos Estados Unidos, e resistirá às metas obrigatórias de redução .

Mas o fato do dia foi a gafe que ministra cometeu ao discursar: disse que o meio ambiente “é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável”, quando certamente pretendia dizer que “não é uma ameaça”.

Como palavra dita não volta atrás, o mico está na rede, registrado pela mídia.

14 de dezembro de 2009

Quem é que precisa ser salvo mesmo?

Ainhoa Goma/Oxfam International


Se o fim de semana não foi muito agradável para manifestantes na COP15, pelo menos os que usaram de bom humor conseguiram espaço para suas manifestações.

A Oxfam International, organização de defesa dos direitos humanos presente em 13 países, promoveu uma manifestações com cinco "ursos polares", que bradavam "salvem os humanos também".

Arrancou sorrisos dos presentes. mas longe de ser uma mera brincadeira, o protesto da Oxfam chama a atenção para um fato crucial, que quase passa despercebido: o aguardado acordo de redução de emissões serve não apenas para preservar a natureza; também controla riscos que possam vir a comprometer a existência dos seres humanos.

Veja mais fotos do protesto aqui. Se preferir, veja o vídeo.

11 de dezembro de 2009

Avião solar vai pousar em Copenhagem



Um protótipo do HB-SIA, avião movido a energia solar, será apresentado no último dia da COP15 (18/12).

A diferença que mais chama a atenção deste em realção aos demais protótipos solares é a envergadura da asa, de 63 metros - a mesma de um airbus A340.

Feito em fibra de carbono, o HB-SIA mais o menos o meso que um automóvel, pouco mais de 1.500 quilos. Os painéis solares foram colocados sobre as asas e carregam baterias de lítio polímero, o que garante a autonomia do voo noturno por até três noites.

Veja mais detalhes no site do projeto.

9 de dezembro de 2009

Pedalando na COP15



Os delegados presentes na COP15 podem fazer o trajeto entre os encontros da COP15, em diversos locais de Copenhagen, e seus hotéis pedalando. Para isso, dispõem gratuitamente de 180 bicicletas - sendo 20 delas elétricas.

"Queremos oferecer aos delegados a chance de experimentar o modo de vida do dinamarquês, que usa bicicletas independentemente das condições meteorológicas", explica Henrik Smedegaard Mortensen, fundador da Bicikeli, iniciativa que tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 na Dinamarca e facilitar chegada de tratamentos de saúde em locais de extrema pobreza na África - para isso, transformam as bicicletas em espécies de mini-ambulâncias.

Segundo Mortensen, a iniciativa fez muito sucesso: "Os delegados estão muito felizes de ir pedalando para seus hotéis".

Fonte: Blog da COP15

8 de dezembro de 2009

Quanto cada um vai reduzir


O portal G1 traz um infográfico simples e didático que descreve as proposta de reduação de gases causadores do efeito estufa que alguns países alguns dos principais países do mundo e a União Européia levaram para a COP15.
Clique aqui e confira.

7 de dezembro de 2009

Lula pós Mudanças Climáticas

Greenpeace

Lula, aos 75 anos: "Perdão, nós poderiamos ter impedido os efeitos
catastróficos da mudança climática, mas não o fizemos"


No aeroporto de Copenhagem, vários outdoors exibiam fotos de 2020 dos principais líderes mundiais, se desculpando por não terem evitado os efeitos negativos das mudanças climáticas, sendo que isso era possível.

Não é futuro. É presente. Os outdoors são campanha do Greenpeace para pressionar os líderes mundiais presentes na COP15 a estabelecerem metas efetivas no combate às emissões de gases causadores do efeito estufa.

As outras versões, incluindo Barack Obama e os pirncipais líderes europeus, estão no blog do Greenpeace.