30 de junho de 2009

O dia em que o silêncio dominou a Bovespa

A BM&FBovespa realiza hoje o último pregão viva-voz de sua história. Noventa operadores que ainda atuavam à moda antiga – a maioria com idade entre 35 e 40 anos e salários entre R$ 6 mil e R$ 15 mil – serão substituidos pelo Global Trade System, um sistema de transações eletrônicas que, entre outras facilidades, oferece custos operacionais mais baixos.

Em reportagem para a Radio Band News FM, alguns desses profissionais lamentam o desemprego. A direção da BM&FBovespa diz que o mercado "deve" absorver esses trabalhadores.

Investir em tecnologias para reduzir custos é uma estratégia desejável no mundo corporativo. Mas uma intituição que mantém o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – almejado por quase todas as empresas de capital aberto e com rigorosos critérios de adesão – tem , nesse caso , a obrigação (e uma excelente oportunidade) de prestar contas sobre como gerenciou o encerramento dos postos desses postos de trabalho, conforme pede, por exemplo, o indicador de desempenho social SO1, da Global Reporting Initiative. Veremos.

23 de junho de 2009

Não as embalagens


Por acreditar que os alimentos podem sim, ser vendidos apenas por suas propriedades nutricionais, a Unpackaged, de Londres foi fundada com base em um conceito básico: vender alimento orgânicos e sem embalagens.

O negócio deu tão certo que a loja vende, hoje, além das tradicionais verduras, frutas e legumes até mesmo cerveja orgânica e anuncia um chiclete biodegradável.
Na página de abertura do site da loja, a criadora Catherine Conway , deixa clara a motivação para o mote do negócio: “We want to make it easy for our customers to do the right thing – the right thing for themselves and for the environment.”

Faça uma visita virtual a loja que abriu mão das embalagens, no endereço beunpackaged.com/about/. Depois, só não vale sair da loja carregando as compras, na famigerada sacolinha plástica.

Não as embalagens








Por acreditar que os alimentos podem sim, ser vendidos apenas por suas propriedades nutricionais, a Unpackaged, de Londres foi fundada com base em um conceito básico: vender alimento orgânicos e sem embalagens.



O negócio deu tão certo que a loja vende, hoje, além das tradicionais verduras, frutas e legumes até mesmo cerveja orgânica e anuncia um chiclete biodegradável.
Na página de abertura do site da loja, a criadora Catherine Conway , deixa clara a motivação para o mote do negócio: “We want to make it easy for our customers to do the right thing – the right thing for themselves and for the environment.”

Faça uma visita virtual a loja que abriu mão das embalagens, no endereço beunpackaged.com/about/. Depois, só não vale sair da loja carregando as compras, na famigerada sacolinha plástica.

22 de junho de 2009

Ônibus movido a hidrogênio




Um ônibus movido a hidrogênio começará a circular entre o final do mês de junho e o começo do mês julho em uma linha convencional, que passa pelos bairros de Jabaquara e São Mateus (na capital paulista), por municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André e Mauá (Região Metropolitana de São Paulo).

O veículo montado no Brasil faz parte de experimentos mundiais para a redução da poluição do ar. A façanha é inédita no país e conta com algumas novidades. Os veículos movidos por hidrogênio são silenciosos e emitem apenas vapor d’água no ar.

A experiência brasileira faz parte de uma série de tentativas que são realizados pelo mundo com carros e ônibus a hidrogênio. O objetivo é substituir os combustíveis convencionais, como o diesel e a gasolina e assim, diminuir os gases nocivos ao meio ambiente.

O ônibus foi feito no Brasil com financiamento do Global Environment Facility (GEF) – Fundo Global para o Meio Ambiente –, agência ligada ao Banco Mundial, que financia iniciativas de desenvolvimento sustentável em vários países. O maior argumento para o dinheiro investido foi que o Brasil é um dos maiores fabricantes de ônibus do mundo, em 2008 foram produzidos 44.111, desse total foram exportados 27.948 unidades (números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea).

A instituição responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento do projeto é a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), ligada à Secretaria dos Transportes Urbanos do Estado de São Paulo. O ônibus circulará pelo corredor exclusivo de 33 km e deve percorrer 250 km por dia.

Para mais informações acesse: www.fapesp.br

18 de junho de 2009

Computador velho, mas útil

Em 2008, o Brasil registrou 12 milhões de computadores vendidos, um recorde histórico. E isso é ótimo. Mas o ritmo cada vez maior da troca de PCs está criando um imenso problema: as máquinas ultrapassadas viram um lixo tóxico, de grande volume, que só agrava a superlotação dos aterros sanitários.

Uma das soluções é aumentar a vida útil dos equipamentos, doando-os, por exemplo, para projetos de inclusão digital. Outra alternativa, ainda subaproveitada, é reciclar os componentes dos computadores, que incluem metais preciosos como ouro e prata.

Em agosto deste ano, entrará em operação na Universidade Estadual de São Paulo um centro que tem a proposta de reaproveitar 100% dos componentes dos computadores - novidade em relação às poucas iniciativas semelhantes no país. Um exemplo nessa área é o Japão, que extrai da reciclagem metade de suas necessidades anuais de índio, metal utilizado na fabricação de equipamentos eletrônicos.

Doações

- A ONG Comitê para a Democratização da Informática (www.cdi.org.br), presente em 19 estados, destina equipamentos para centros de inclusão digital.

- O Museu do Computador (www.museudocomputador.com.br), de São Paulo, aceita doações de todos os equipamentos relacionados a computadores

Meio ambiente também é rock'n'roll

Nada de baladas incansáveis e da filosofia "sexo, drogas e rock'n'roll". O novo mote dos astros do rock norte-americano é "Go green" [Fique verde].

É essa mudança de hábitos que propõe o Projeto Terra, reality show produzido pelo canal Planet Green e que chega à TV brasileira pelo canal pago People+Arts. Dividido em 10 episódios, o programa retrata a competição entre o rapper Ludacris e Tommy Lee, baterista da banda de rock Motley Crue, para ver quem faz a turnê mais verde pelos EUA e quem se sai melhor em desafios como reconstrução de casas e reciclagem.



Estréia dia 20 de junho, as 18h, no People+Arts.

10 de junho de 2009

Blog da Petrobras: houve erro estratégico?

É louvável a iniciativa da Petrobras de criar o blog Fatos e Dados para reforçar a transparência no relacionamento com a sociedade. Contudo, a empresa não teria cometido um erro estratégico ao comprar uma briga com um stakeholders tão relevante? Ao se valer das pautas dos jornalistas antes da publicação, não estaria demolindo o relacionamento – e o engajamento – com os principaisv eículos de imprensa do país.

E mais: teria a petrolífera ignorado a premissa básica do engajamento, que é ouvir seus públicos? Diante da força da reação, não é o caso de debater com a mídia a linha editorial do blog?

Ninguém com bom senso pedirá para a Petrobras se curvar diante da vontade da imprensa. É direito legítimo da companhia divulgar informações. O bom senso, contudo, demanda um debate para que a empresa compreenda melhor o porquê da força da reação. Esse diálogo também seria a oportunidade de a mídia exercer seu dever de ser transparente, e explicar seu entendimento da relação fonte-jornalista.

Por fim, apoio qualquer tentativa de melhorar a transparência na relação com a sociedade. Então exponho aqui uma curiosidade, que penso por em xeque a credibilidade do Fatos e Dados: o desequilíbrio entre comentários positivos (maioria esmagadora) e negativos (quase nenhum, e ainda sim apenas críticas leves) feitos pelos internautas. Será que o apoio a empresa é, de fato, tão maciço? A conferir.

5 de junho de 2009

“Cada vez mais rápido”

Da mesma forma que o progresso agilizou os meios de produção, também acelerou o processo de esgotamento da natureza. É o que o diretor francês Yann Arthus – Bertrand nos mostra no filme Home – Nosso Planeta, Nossa Casa, que estreou hoje, no Dia Mundial da Mata Atlântica. A culpa pela destruição gradativa – e de modo “cada vez mais rápido”, como é repetido várias vezes no documentário – é do homem.

Tão rápido quanto as consequências das ações humanas, são os jogos de imagens e de assuntos que o filme proporciona. Há uma saturação interminável ao mostrar como os resultados são arrebatadores, desencadeando uma maior preocupação por parte do telespectador com o futuro do Planeta.

“É tarde para sermos pessimistas”. Esta frase representa as propostas de incentivo à conscientização que surgem pelas pessoas. Hoje, diversas ONGs elaboram projetos de desenvolvimento sustentável. A humanidade tem apenas dez anos para reverter esta situação.

No Dia Mundial da Mata Atlântica assista ao filme Home – Nosso Planeta, Nossa Casa e contribua com a preservação do meio ambiente. As suas ações podem ajudar ou prejudicar o mundo. Pense nisso!

(Paula Andregheto)

Ser egoísta é bom para o meio ambiente

Um terço de todo o alimento comprado no Brasil diariamente vai parar no lixo. Para mostrar como isso afeta a vida de todo mundo - especialmente a sua -, o recém-criado blog Um terço no lixo fez um vídeo com motivos bem egoístas para você reduzir o desperdício e, de quebra, ajudar a humanidade.

Se não for pelo bem dos outros, que seja pelo seu...



(Michele Silva)

3 de junho de 2009

Dando nome aos bois

2 de junho de 2009

Quem é verde em Hollywood

Você sabia que, em 1969, Robert Redford comprou um terreno em Utah (EUA) para criar o Sundance Village, uma comunidade voltada para a conservação ambiental? Sabia que George Clooney foi uma das primeiras pessoas no mundo a comprar uma moto elétrica?


Essas e outras informações sobre os hábitos verdes das celebridades de Hollywood estão listadas no Celebrity Greenographies. Criada pelo site canadense The Renewable Planet , a relação mostra como as principais celebridades engajadas em lutas sociais e ambientais mudaram seus hábitos. O objetivo é estimular nós, meros mortais, a seguir os exemplos estrelados.