31 de julho de 2009

Soja no diesel

Em Curitiba, a Prefeitura está começando a testar o uso do biocombustível B-100 (sem adição de diesel convencional) em ônibus do sistema de transporte coletivo. O combustível é fabricado a partir da soja e reduz em 50% a emissão de poluentes. Na primeira fase, o teste vai se concentrar em uma linha de ônibus: seis veículos vão usar o novo combustível e terão o seu desempenho comparado com outros seis que utilizam diesel comum. Para colocar a ideia em prática foi preciso juntar os fabricantes dos ônibus, as empresas operadoras do transporte, a poder público e institutos de pesquisa. O Ministério das Minas e Energia está de olho no teste. Quem sabe não sai daí uma alternativa nacional?

29 de julho de 2009

Prêmio de fotografia destaca imagens de sustentabilidade


A segunda edição do prêmio Pictet de fotografia, patrocinado pelo banco suíço Pictet, teve como tema a sustentabilidade do planeta. As doze imagens finalistas divulgadas destacaram os efeitos prejudiciais da exploração dos recursos e que refletem os impactos de modelos de desenvolvimento insustentáveis em todo o mundo. O vencedor do prêmio receberá cerca de R$ 175 mil e será conhecido em 22 de outubro, em uma cerimônia com o ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

Muitos dos trabalhos publicados chamam atenção para a fonte de recursos que a sociedade consome diariamente sem questionar a origem. Como em uma série sobre pedreiras de mármore fotografadas pelo canadense Edward Burtynsky em Portugal, Itália e na Índia. Nela, o artista procura mostrar a frieza e solidão da "realidade longínqua das paisagens industriais" nestes lugares. O israelense Nadav Kandar quis mostrar a relação dinâmica do ser humano com as grandes construções na China. Sua série sobre os 6,5 mil quilômetros do rio Yangtze, ao longo do qual vivem mais pessoas que nos EUA, retratou famílias convivendo com os viadutos sombrios e o ar cinzento da cidade portuária de Chongqing.

Já o ciclo de consumo, destruição, violência e conflito político é explorado pelo canadense Christopher Anderson em sua série fotografada na Venezuela, que inclui canaviais e favelas. “Enquanto o agronegócio fatura, falta comida para grande parte da população”, diz o fotógrafo, que já foi indicado ao prestigiado prêmio Pulitzer de jornalismo. Outras obras de arte optam por instigar o debate através de uma representação mais abertamente subjetiva da realidade. O que parecem montanhas nas fotos do chinês Yao Lu são, na verdade, pilhas de lixo em poças de lama, subprodutos do desenvolvimento imobiliário acelerado em seu país.

Veja as doze fotos em http://www.prixpictet.com/2009/
Fonte: BBC

16 de julho de 2009

Greenpeace realiza expedição no Pólo Norte

Nick Cobbing/Greenpeace


O Greenpeace está com um projeto ativo que irá testemunhar os efeitos que o aquecimento global está causando no Ártico. Trata-se de uma expedição pela região que terá duração de três meses. O objetivo é registrar os mais notáveis impactos que as mudanças climáticas estão causando nesses locais.

Os efeitos foram visíveis principalmente na geleira de Petermann (foto), localizada no Norte da Groelândia, que até o fim de 2009 poderá ter uma superfície de aproximadamente oito mil campos de futebol desprendida por conta do derretimento e no canal de Robeson, que teve uma notável redução na camada de gelo nos últimos tempos. Uma das espécies com maior risco de extinção pelo aquecimento global é o urso polar.

A UOL Notícias publicou em seu site que, de acordo com o Centro Nacional de Dados da Neve e do Gelo (ligado à Universidade do Colorado, EUA), a porcentagem de camadas de gelo do Ártico que estão ameaçadas por derretimento é de 70%. Há a estimativa que até o final desse ano poderá ter-se o maior índice de derretimento da camada de gelo no local.

As constatações estão sendo publicadas no blog: http://weblog.greenpeace.org/climate.

Fonte: UOL Notícias

10 de julho de 2009

Conhecer para conservar

Informação e conhecimento são ferramentas essenciais para mudar a situação complicada que vive a Mata Atlântica brasileira. Lançado hoje pelo o Instituto BioAtlântico, o GeoAltântica, é mais uma ferramenta que vem contribuir para transformar esse quadro.

A plataforma digital reúne conteúdo sobre o bioma e os ecossistemas que a ele se relacionam, de mais de 50 diferentes fontes, entre públicas e privadas.

Atualmente, o bioma mais ameaçado do País, e também um dos mais belos, possui apenas 8% de sua área original de mais de 1,3 milhões de km2. A plataforma já está disponível no endereço www.bioatlantica.org.br/geoatlantica.

8 de julho de 2009

O “jeitinho” inglês

Duas empresas na Inglaterra acabam de revolucionar a busca por uma solução para o problema do volume de lixo.

A alternativa é bastante simples e barata: Basta passar a batata quente para qualquer outro país! Neste caso, o Brasil foi o sorteado.

O pessoal no Porto de Santos (SP), no entanto, não quis participar da brincadeira. “É um desrespeito com o nosso país”, disse uma fiscal do Ibama. As empresas responsáveis foram notificadas e terão de pagar multa e recolher o lixo.

A posição brasileira é clara: “de lixo inglês, já nos bastam as músicas do Elton John”.

Veja a notícia completa no site G1: Ibama encontra 290 toneladas de lixo vindas da Inglaterra no Porto de Santos

7 de julho de 2009

Direto de Paris: Lula – Salve a Amazônia, Salve o Clima

A Agência Estado publicou uma nota dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi surpreendido por um manifesto de ativistas do Greenpeace durante a cerimônia de entrega da Premiação Félix Houphoët-Boigny pela Busca da Paz ao brasileiro, ocorrida hoje em Paris, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os protestantes subiram no palco segurando bandeiras com a inscrição "Lula - Salve a Amazônia, Salve o Clima" no instante em que o ex-primeiro-ministro de Portugal, Mário Soares, e o secretário-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, entregavam o Prêmio ao presidente brasileiro.

Lula e Matsuura acenaram para que os seguranças agissem com tranquilidade, porém, a situação só se acalmou quando os militantes saíram do evento.

6 de julho de 2009

Para sensibilizar os líderes mundiais



Para pressionar os líderes do G8 a cumprirem suas promessas de ajuda ao desenvolvimento dos países mais pobres e de combate às mudanças climáticas e à pobreza, a Oxfam Internacional deu início a uma campanha para mobilizar os internautas.

Usuários do álbum de fotos Flickr e do microblog Twitter podem juntar-se à ação publicando comentários ou imagens relacionados ao G8 e acrescentar a tag #oxfamG8.

Um estudo divulgado na semana passada pela WWF mostrou que os países mais desenvolvidos do mundo fracassaram no cumprimento das metas para deter o aquecimento global. E a expectativa é de que esse seja um dos assuntos a ser discutido no próximo encontro do G8, que terá início na quarta-feira (08/07), em L'Áquila, na Itália.

A Oxfam Internacional reúne 13 organizações espalhadas pelo mundo que trabalham no combate à pobreza e à injustiça.

Em tempo: tags são marcadores de internet que permitem a um programa, nesse caso gerenciado pela Oxfam, rastrear as mensagens relacionadas e publicá-las no site da organização.

3 de julho de 2009

O conceito de sustentabilidade entre os dinossauros

A famosa série “A Família Dinossauro” teve um desfecho bastante dramático para os padrões de um seriado infantil. Aliás, para os padrões de qualquer seriado.

O mais curioso, no entanto, é o fato de o discurso de sustentabilidade de Dino ser tão atual, apesar de o último capítulo ter sido transmitido em 1994 pela TV americana.

O contexto: A empresa em que Dino trabalhava adota, em nome do lucro fácil, padrões de produção insustentáveis, que levam a desastres ambientais em cadeia, culminando com a extinção dos dinossauros.

No final do episódio, Dino está em casa, já desconfiado de seu destino, pedindo perdão a sua família por “acreditar demais no progresso e na tecnologia e ter pouco respeito pela natureza”.

O que nos leva a concluir o seguinte: foi o capitalismo selvagem - e não um meteoro - que provocou a extinção dos dinossauros...