29 de maio de 2009

Bem-vindo à M(e)atrix




Os divertidos vídeos da trilogia Meatrix - I, II e II½ - resgatam os personagens do famoso Matrix para contar a real origem da carne e dos produtos derivativos que comemos.

O foco está na discussão sobre o impacto da agricultura em escala industrial na qualidade do nosso alimento, no ambiente ao redor das fazendas e na sobrevivência dos pequenos agricultores. A iniciativa é da Sustainable Table, que promove o conceito de alimento sustentável.

Para assistir aos 3 vídeos, clique aqui.

28 de maio de 2009

Como fazer greenwash em sua embalagem

O artista Mr. Lunchbreath (nome artístico, imagina-se) resumiu bem a receita para combater as vendas em baixa e a má imagem pública de uma empresa: pinte sua embalagem de verde!



Do site sobre design Core77.

27 de maio de 2009

Aves cantam melhor por causa das mudanças climáticas



Um estudo publicado no dia 21 de maio pelo National Evolutionary Synthesis Center (NESCent) revelou que, em ambientes hostis e de meteorologia instável, as aves da família Mimidae - conhecidas como Mockingbird, em inglês - têm que cantar melhor para atrair as fêmeas.

“A sobrevivência e a reprodução se tornam mais difíceis nestas condições", disse Carlos Botero, pesquisador do NESCent em Durham (EUA). “A capacidade que uma ave macho tem de enfrentar um meio ambiente difícil é avaliada segundo a qualidade do seu canto. Aves com cantos mais complexos tendem a ter menos parasitas e a viver por mais tempo”.

Daí a gente vai ter que escolher: ouvir cantos mais bonitos dos passarinhos ou lutar contra as mudanças climáticas?

(Sana Jari)

26 de maio de 2009

A Oxfam concorre em Cannes...

... mas no Festival Internacional do Filme Publicitário, não no famoso Festival de Cinema.

A organização não-governamental Oxfam, que tem a meta de implementar o desenvolvimento sustentável no mundo, juntou-se ao YouTube para organizar o 48-Hour Contest. No concurso, o participante tem apenas 48 horas para realizar um vídeo sobre as mudanças climáticas e submetê-lo ao site YouTube. Os dois melhores vídeos representarão o YouTube no Young Lions Contest, concurso do Festival Internacional do Filme Publicitário, que ocorrerá em Cannes de 21 a 27 de junho. Além disso, os realizadores dos vídeos ganhadores poderão assistir ao Festival na França.

Os vídeos da competição trazem mensagens que incitam os internautas do mundo inteiro a assinar uma petição. O documento cobra das autoridades compromissos concretos de combate às mudanças climáticas durante a Conferência de Copenhagen, que vai ocorrer em dezembro.

Para a Oxfam, o concurso garante a produção de propaganda de graça. Assim, a organização não gasta sua verba - que depende diretamente de doações - em campanhas publicitárias, mas sim em questões mais urgentes.

O cartaz e o primeiro vídeo abaixo - "Be Humankind" -, por exemplo, foram feitos por agências de publicidade especializadas.





Já os dois vídeos a seguir fazem parte do concurso. A qualidade técnica é menor, mas eles não perdem em criatividade. Em campanhas que tratam de terrorismo ecológico ou preservação da natureza, a Oxfam parece voltar ao caráter militante que fez seu sucesso.





(Sana Jari)

Viva a energia nuclear!


Pelo menos é o que pensam o governo da Rússia e o grupo industrial alemão Siemens, como mostra a matéria Siemens busca lucrar com aventura atômica da Rússia, publicada pelo jornal Dier Spiegel em 22/05:

Olga Kurochkina [uma professora de um colégio de elite de Moscou] insiste que há "desvantagens significativas" em todas as outras fontes de energia [que não a nuclear]. Turbinas eólicas? "Elas produzem infrassom, que causa depressão." Células solares? "Elas causam resfriamento local do ar."

(...)
A energia nuclear está de novo em voga na Rússia, como se o acidente da usina nuclear de Chernobyl nunca tivesse acontecido. O país gigante planeja construir 26 novos reatores nucleares até 2030, e outros 20 no exterior.

(...)
"Eu não tenho dúvida de que a Rússia atenderá nossos padrões de qualidade", diz Wolfgang Dehen, o chefe do setor de energia da Siemens. "Chernobyl, afinal, está mais de 20 anos no passado."


- para ler a reportagem na íntegra (em português), clique aqui -

A este coro se junta o cientista inglês James Lovelock, autor da teoria de Gaia (ou Hipótese de Gaia), segundo a qual a Terra não só abriga a vida, mas é ela mesma um grande ser vivo. No perfil publicado pela revista Rolling Stone em novembro de 2007, Lovelock explica os motivos pelos quais acredita que "a energia nuclear é a única solução verde". Vale a pena ler para pensar antes de julgar.

25 de maio de 2009

Por uma São Paulo mais verde!





O Movimento Nossa São Paulo está organizando um abaixoassinado para a aprovação do PL 530/2008 do Executivo, que institui a Política Municipal de Mudanças do Clima no Município de São Paulo.

Trata-se de um conjunto de políticas públicas que tem como foco principal combater os efeitos das mudanças climáticas na cidade de São Paulo. Entre as medidas, o PL propõe a redução de 30% das emissões de gases de efeito estufa na cidade até 2012, a implantação de coleta seletiva de resíduos em toda a cidade, e a obrigatoriedade de uso de madeira certificada e legalizada pelas obras contratadas pela Prefeitura. A íntegra do projeto de lei está disponível neste link.

O projeto de lei foi aprovado pela maioria absoluta dos membros da Câmara na primeira votação. A segunda votação deve ocorrer nesta semana e também terá que ser aprovado pela maioria absoluta dos vereadores.

Para aderir ao abaixo assinado, acesse os links abaixo:
Cadastro de pessoa física
Cadastro de pessoa jurídica

22 de maio de 2009

O poder de uma assinatura

A Anistia Internacional, organização global de defesa dos direitos humanos, lançou uma campanha em desenho contra a tortura e o militarismo. Mesmo sem diálogo e com menos de 3 minutos, ainda assim você entende bem qual é a mensagem:



Para conhecer e apoiar as ações da organização, visite aqui.

20 de maio de 2009

Aprenda com eles



Animais apresentam sugestões divertidas para salvar o planeta. Confira os 11 curtas no link abaixo:

http://www.animalssavetheplanet.com/media/swf/design_video.swf

Para quem se animar, Stanley (a vaca), Norman (o hipopótamo) e todo o resto da turma têm site, com dicas práticas de como reduzir seu impacto no meio ambiente e links para outras iniciativas interessantes.

19 de maio de 2009

Ecofont X Corpo 10



Criada pela agência de comunicação Spranq, da Holanda, a Ecofont é uma fonte tipográfica que promete reduzir em cerca de 20% o consumo de tinta na impressão. Os pequenos círculos em branco presentes nas letras e números não são preenchidos com tinta, e permitem, assim, economizar tinta sem trazer prejuízo na legibilidade. A fonte está disponível para os internautas no seguinte link:

www.ecofont.eu/assets/files/spranq_eco_sans_regular.ttf

Apesar da promessa, a eficácia da nova fonte já vem sendo questionada. Quem critica diz que desenvolver uma fonte exige um trabalho complexo de pesquisa de legibilidade, estilo, geometria etc. E que existem fontes específicas para cada tipo de meio - web, impresso, outdoor etc.

Mas como fazer, então, para economizar tinta no dia a dia do escritório? Uma sugestão para o uso cotidiano é usar corpo 10, ao invés de 12 (como normalmente fazemos) das fontes já usuais do Word. A opção seria suficiente para, de imediato, reduzir os mesmos 20% do consumo de tinta.

Na dúvida, vale testar as duas hipóteses.
Alguém se habilita?

18 de maio de 2009

Home, sweet home

Com estréia mundial prevista para 05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente -, o documentário "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa", do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, traduz em imagens uma matemática pra lá de desanimadora:

4 bilhões de anos = tempo de existência da vida na Terra
200 mil anos = tempo de existência do homem
50 anos = tempo que levou para a última geração interferir radicalmente no equilíbrio ambiental

Enquanto o filme não chega às telas do cinema, vale ver o trailer abaixo ou visitar o site oficial do filme:

15 de maio de 2009

Vídeo do dia

Como resumir um fenômeno climático em menos de 2 minutos:



Retirado do site Earth Protect, que estimula o debate e a troca de vídeos sobre meio ambiente - já são mais de 1.500 cadastrados. O mote é "It's your world. Protect it." ["É o seu mundo. Proteja-o."]
Vale a visita.

14 de maio de 2009

A Amazônia é de responsabilidade global?


A ameaça que a destruição da Amazônia representa ao meio ambiente global é tão grande que requer o envolvimento de todo o mundo? A cooperação internacional pode chegar a uma solução eficaz?

Essas foram algumas das questões em debate no programa de televisão The World Debate, da BBC. Gravado no Rio de Janeiro, foram reunidos em uma mesa Eduardo de Souza Braga (governador do Amazonas), Luiz Fernando Furlan (ex-Ministro das Indústrias e presidente da Fundação Amazônia Sustentável), Luiz Carlos de Miranda Joels (diretor-executivo do Greenpeace Brasil) e Pamela Cox (vice-presidente do Banco Mundial na América Latina e Caribe).

Para quem tem as plataformas de vídeo Broadband e Narrowband, é possível assistir o programa por meio do site da BBC.

13 de maio de 2009

Economize água! Faça xixi no banho!



Sabia que fazer xixi durante o banho ajuda a economizar água? O site XIXI NO BANHO incentiva a prática estranha, mas que funciona. O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente fez uma conta mostrando que uma pessoa acionando a descarga – com uma válvula convencional – quatro vezes por dia usa 20 mil litros de água por ano. Isso supre a necessidade de 150 pessoas por dia.

A medida parece ter apoio dos internautas: na enquete do site, 75% dos internautas admitem preferir o ralo à privada. Há também outras dicas para poupar água. Vale acessar.