26 de maio de 2009

A Oxfam concorre em Cannes...

... mas no Festival Internacional do Filme Publicitário, não no famoso Festival de Cinema.

A organização não-governamental Oxfam, que tem a meta de implementar o desenvolvimento sustentável no mundo, juntou-se ao YouTube para organizar o 48-Hour Contest. No concurso, o participante tem apenas 48 horas para realizar um vídeo sobre as mudanças climáticas e submetê-lo ao site YouTube. Os dois melhores vídeos representarão o YouTube no Young Lions Contest, concurso do Festival Internacional do Filme Publicitário, que ocorrerá em Cannes de 21 a 27 de junho. Além disso, os realizadores dos vídeos ganhadores poderão assistir ao Festival na França.

Os vídeos da competição trazem mensagens que incitam os internautas do mundo inteiro a assinar uma petição. O documento cobra das autoridades compromissos concretos de combate às mudanças climáticas durante a Conferência de Copenhagen, que vai ocorrer em dezembro.

Para a Oxfam, o concurso garante a produção de propaganda de graça. Assim, a organização não gasta sua verba - que depende diretamente de doações - em campanhas publicitárias, mas sim em questões mais urgentes.

O cartaz e o primeiro vídeo abaixo - "Be Humankind" -, por exemplo, foram feitos por agências de publicidade especializadas.





Já os dois vídeos a seguir fazem parte do concurso. A qualidade técnica é menor, mas eles não perdem em criatividade. Em campanhas que tratam de terrorismo ecológico ou preservação da natureza, a Oxfam parece voltar ao caráter militante que fez seu sucesso.





(Sana Jari)

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