20 de agosto de 2009

Ecoluxuoso

Fotos: Divulgação


Por mais que todo mundo já tenha ouvido falar, os carros elétricos – abastecidos numa tomada de 110 volts – seguiam parecendo algo distante, coisa de episódio dos Jetsons.

Mas agora parece que a coisa vai andar. O primeiro a ser lançado no cenário mundial, ainda este ano, será o Fisker Karma. Com apoio da finlandesa Valmet, o carro é comparado a outros luxuosos, como modelos da Porche, BMW e Mercedes Benz. Seu preço inicial deve girar em torno de US$ 87,9 mil.

Talvez este seja o principal motivo dos olhos estarem muito mais voltados ao lançamento do Chevrolet Volt, previsto para 2011, mesmo após a empresa ter entrado em concordata. O custo para este modelo deve ser menor e com uma vantagem: o uso de combustível para potencializar a carga elétrica das duas baterias de íons de lítio.

Como funciona? Uma recarga elétrica completa, de 6 a 8 horas, permitirá que o Volt percorra 60 km. Quando as baterias começarem a enfraquecer, o motor a combustão é acionado automaticamente e as baterias passam a ser recarregadas pelo tempo necessário. Isso permite uma incomparável autonomia, já que seu sucessor percorrerá apenas aos 80 km por recarga elétrica

Outro grande atrativo do Volt será o baixo consumo de combustível de seu motor 1,4-litro, cerca de 97,78 km por litro.

Não é um modelo totalmente independente dos combustíveis tradicionais, mas pode ser um passo a frente na diminuição de emissões de gases na atmosfera. Uma idéia interessante e acessível, pelo menos para EUA e Europa onde serão comercializados. No Brasil, como em outros países, talvez possamos encontrar este modelo saculejando em nossas ruas e avenidas tão precárias, dirigido por um cliente disposto a bancar a importação de um produto, para nós, ainda muito sofisticado.

Veja mais fotos AQUI.

(Sandra Almeida)

Um comentário: