Nick Cobbing/Greenpeace
O Greenpeace está com um projeto ativo que irá testemunhar os efeitos que o aquecimento global está causando no Ártico. Trata-se de uma expedição pela região que terá duração de três meses. O objetivo é registrar os mais notáveis impactos que as mudanças climáticas estão causando nesses locais.
Os efeitos foram visíveis principalmente na geleira de Petermann (foto), localizada no Norte da Groelândia, que até o fim de 2009 poderá ter uma superfície de aproximadamente oito mil campos de futebol desprendida por conta do derretimento e no canal de Robeson, que teve uma notável redução na camada de gelo nos últimos tempos. Uma das espécies com maior risco de extinção pelo aquecimento global é o urso polar.
A UOL Notícias publicou em seu site que, de acordo com o Centro Nacional de Dados da Neve e do Gelo (ligado à Universidade do Colorado, EUA), a porcentagem de camadas de gelo do Ártico que estão ameaçadas por derretimento é de 70%. Há a estimativa que até o final desse ano poderá ter-se o maior índice de derretimento da camada de gelo no local.
As constatações estão sendo publicadas no blog: http://weblog.greenpeace.org/climate.
Fonte: UOL Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário