26 de fevereiro de 2010
Pra frente Brasil, salve a seleção!
25 de fevereiro de 2010
Puma sustentável
A Puma, famosa produtora de materiais esportivos, mostrou seu primeiro smartphone na última quarta feira, no Mobile World Congress. O aparelho, que conta com um carregador solar e acesso exclusivo ao conteúdo da marca, foi projetado com diversos recursos para esportistas, permitindo acompanhar a distância e o ritmo de treinos e o número de calorias queimadas, entre outras funções.
De acordo com as especificações técnicas, veiculado no portal Terra, o aparelho vem com um "felino digital on demand" chamado Dylan, que pesa 81 kg e tem 2,4 metros de comprimento, além de aplicativos como uma bússola que lembra as de iates e um tocador de mídia que se assemelha a um toca-discos, no qual o usuário pode manipular o som como um DJ. Entre os recursos padrão estão uma cãmera de 3,2 megapixel com flash LED, GPS e rádio FM.
A chegada ao mercado europeu está marcada para abril deste ano. No restante do mundo o lançamento deve ocorrer logo em seguida. O preço sugerido não foi divulgado.
24 de fevereiro de 2010
Metrópoles embaixo d'água
De acordo com os desenhos, os moradores irão migrar para locais mais altos e secos e construírão píeres e canais de navegação para que o transporte possa ser efetuado. Além disso, as pessoas readaptariam os topos de seus telhado para fazer fazendas e estufas, conseguindo novos meios de conseguir alimentos.
23 de fevereiro de 2010
Jogos educativos + crianças = Sustentabilidade
22 de fevereiro de 2010
Etanol a base de jornal e frutas
Segundo Henry Daniell, cientista da Universidade Central da Flórida, em entrevista para a Folha Online, seria possível "proteger o ar e o ambiente das próximas gerações", já que esse álcool produz menos gases estufa que a gasolina ou a energia elétrica. Atualmente, a tecnologia de produção de etanol dos EUA utiliza enzimas para transformar as cascas de laranja em alucar, que por sua vez é fermentado para se transformar em etanol.
Como os resíduos usados no processo são abundantes, a produção do etanol de frutas e jornal não comprometeria a demanda de alimentos nem um aumento nos preços. Só na Flórida, seria possível produzir 200 milhões de galões (1 galão = 3,75 litros) de etanol a cada ano a partir dessa descoberta. Apesar das conclusões, o trabalho não tem previsão de chegar à indústria.19 de fevereiro de 2010
Medalhas de lixo
As mais de 1.000 medalhas reciclarão 2.05 Kg de ouro, 1,950 Kg de prata e 903 Kg de cobre deste tipo de lixo. A maior quantidade de prata se justifica pois cada medalha de ouro recebe cerca de 92% do material e apenas 8% de ouro. De acordo com a Scientific American, as medalhas tem cerca de 100 mm de diametro, seis mm de profundidade e pesam cerca de 550 gramas.
11 de fevereiro de 2010
Celular à base de refri
A designer chinesa Daizi Zheng inventou um aparelho celular que funciona a base de qualquer bebida açucarada, dispensando as baterias de lítio. As "biobaterias" geram energia elétrica a partir da quebra das moléculas de carboidratos, liberando para o meio ambiente apenas água e oxigênio após a queima dos açucares.
10 de fevereiro de 2010
"Não se trata de qual país você é. É sobre qual planeta você é"
Em 2009, 4 mil cidades em 88 países participaram da ação. Foram mais de 1 bilhão de pessoas apagando as luzes por uma hora, economizando a energia do planeta e trazendo pessoas contra a mudança climática. Dentre os monumentos que tiveram sua iluminação desligada estiveram a Esfinge (Egito), o Cristo Redentor (Brasil), o Cubo D'Água (China) e a Torre Eifel (França).
Para participar, basta apagar as luzes no dia 27 de março, às 20h30.
9 de fevereiro de 2010
"Nintendo" a sustentabilidade
The Legend of Zelda é um dos jogos mais conhecidos da Nintendo,
última colocada na lista de empresas de tecnologia sustentáveis
8 de fevereiro de 2010
Parada com captação solar
5 de fevereiro de 2010
O prato que passarinho come
4 de fevereiro de 2010
Um oásis no deserto
Um centro de pesquisa e complexo verde que será utilizado como fonte de novas tecnologias em ambientes desérticos está previsto para começar em 2010. O Sahara Forest tem como proposta tornar disponível novas fontes de água potável, comida e energia renovável em regiões áridas ao redor do mundo.
3 de fevereiro de 2010
Congele suas calças
Doze horas dentro do freezer e suas calças jeans já estão esterilizadas e passadas, prontas para serem usadas. Essa é a proposta apresentada pela empresa carioca Tristar, que teve a idéia de implementar nanotecnologia ao vestuário após uma feira de sustentabilidade em Berlim na Alemanha.
A proposta é simples: ao colocar a peça dentro de uma sacola especial e deixá-la no freezer, as bactérias são eliminadas e o material fica limpo. "Nossa preocupação é prioritariamente com a ecologia. Vai economizar água, sabão e energia para passar. ", diz Jandira Barone, sócia da grife de jeans, em entrevista para a Istoé Independente. "A lavagem convencional só é necessária em casos extremos, como o de algo derramado ou sujeira de lama".