7 de abril de 2010

Mais uma "fenomenal" intervenção humana



-Olá, seu João, tudo bom?
- Tudo sim, seu José, e você?
-Comigo tudo bem, tirando um probleminha...
- E qual é esse problema? Talvez eu possa te ajudar...
- Sabe o que é, preciso aumentar a produção de algodão dessa região, mas não sei o que fazer... Estou sem água.
- Ah... Por qua a gente não começa a desviar alguns rios que alimentam aquele lago enorme? Um ou dois braços não farão falta nenhuma.
- Ótima idéia, seu João! Vamos agora mesmo começar a fazer isso!

A conversa entre José e João acima é fictícia, mas pode ilustrar o que aconteceu com o Mar de Aral, um lago que já foi considerado o quarto maior do mundo. Hoje, após aproximadamente 30 anos diversas intervenções humanas para desviar o rio que o alimentava e aumentar a produção de algodão na árida região, o lago perdeu 90% de sua água, dando lugar a uma paisagem desértica, coberta por muito sal e algumas poucas plantas.

O visual é bem interessante, já que a região parece um cemitério de navios que caíram do céu. “No cais, eu não estava enxergando nada, eu podia ver apenas um cemitério de navios”, disse Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, em visita ao local. “É claramente um dos piores desastres ambientais do mundo. Eu fiquei muito chocado”, relatou em entrevista veiculada pelo portal Terra.

Confira, no vídeo abaixo, a evolução da perda de água do lago. Mais abaixo, você poderá ver um vídeo feito pela BBC no qual repórteres passeiam pelo Mar de Aral como se estivessem no Saara. Os vídeos estão em inglês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário