17 de março de 2010

Plantas no plástico

Foto: Jornale.com.br

Os dias desse monte de plástico estão contados...

Pesquisadores da IBM descobriram uma forma de fábricar plástico a partir de plantas, substituindo os produtos à base de petróleo que prejudicam o meio ambiente e utilizam fontes não-renováveis. A descoberta desta nova química permite obter um plástico reciclável várias vezes, utilizando menos energia que os tradicionais produtos do óxido de metal.

De acordo com a empresa, em comunicado publicado pela Folha Online, "Esta descoberta e este novo enfoque por meio do uso de catalisadores orgânicos poderão nos permitir obter moléculas bem definidas e biodegradáveis a partir de fontes renováveis de uma maneira responsável" para com o ambiente.

Já os pesquisadores das universidades de Almaden e Stanford ressaltaram que este é o início de uma era de sustentabilidade para a indústria do plástico, com "produtos quase eternos que não encherão as lixeiras em todo o mundo". Além disso, essa nova descoberta pode, futuramente, ser utilizada no combate ao câncer, matando as células malignas sem afetar as sãs.

Os resultados desta pesquisa foi publicado no American Chemical Society's Macromolecules.

Nenhum comentário:

Postar um comentário