6 de maio de 2010
Você é mais esperto que um pug?
É difícil para você ser sustentável?
Camarada, se um cão pug consegue, você consegue.
4 de maio de 2010
Jaquetas de cerveja
A pesquisadora Suzanne Lee desenvolveu um processo para fabricar tecidos por meio da fermentação da levedura. No método, que é parecido com a fabricação de cerveja, as bactérias agem a partir de uma mistura com chás doces, como o de frutas. Dez dias depois do início, uma fibra sobe à superfície do líquido e é retirada para fabricar os tecidos. O tingimento é feito por meio de tintas extraídas de frutas e vegetais.
O tecido, que é biodegradável e não agride o meio ambiente, já rendeu duas jaquetas e uma camisa com influências orientais. Além disso, de acordo com Suzanne, “as pessoas poderão, literalmente, comer a própria roupa no futuro. Não há valor nutricional na criação, mas as fibras são digestíveis”, diz.
A pesquisadora está trabalhando em parceria com o departamento de engenharia da faculdade londrina Imperial College para criar maneiras de produzir o tecido em larga escala. A ideia é viabilizar a comercialização do material.
Se o sabor dessas jaquetas é tão bom quanto as marcas do mercado, só experimentando para saber. Garçom, desce duas jaquetas geladas aí!
3 de maio de 2010
Você é um engenheiro ambiental, um publicitário que gosta de meio ambiente ou um editor de textos especializado em sustentabilidade? Está em busca de um dos 2,6 milhões de empregos verdes que o Brasil possui atualmente? O portal Green Jobs Brasil pode te ajudar a encontrar uma destas vagas.
28 de abril de 2010
Novas Energias
De fácil navegação, o gráfico mostra exatamente como cada uma dessas energias é gerada, além de trazer os prós, os contras e as possibilidades futuras.
Para conferir o infográfico e descobrir quando essas fontes renováveis poderão substituir o petróleo, clique aqui.
27 de abril de 2010
Uma luz no fim da escada
A solução, que dá um aspecto futurista à sua sala, economiza energia elétrica. Será que é o fim do encontro entre o seu dedinho do pé e o canto de sua escada?
22 de abril de 2010
Dia da Terra 2010
Entre as manifestações está um vídeo desenvolvido pelos membros do Grist.com. Nele, a Terra se encontra com diversos desconhecidos no site de relacionamentos Chatroulette e ameaça se matar. Para salvá-la, as pessoas apontam atitudes ambientalmente corretas, mas sem deixar de transparecer o estilo de vida consumista.
Se você quiser mais notícias sobre o Dia da Terra, que neste ano tem como lema a frase "É tempo para visões, visonários e voluntários", basta conferir o site Planet Green (em inglês), que propõe o Earth Day 365, com dicas de como expandir os eventos deste dia para todos os outros do ano.
Para conferir todos os eventos que estão registrados no site do evento, clique aqui. Já para assinar a Declaração pelo Clima do Dia da Terra 2010, que levará ao Congresso norte-americano uma proposta para criar uma legislação pelo clima nos EUA, clique aqui.
16 de abril de 2010
Pedalando pelo almoço!
15 de abril de 2010
Roupas para animais
No programa Cubs, as roupas de pele doadas são utilizadas para ajudar no aquecimento de animais selvagens resgatados que forem orfãos, feridos ou doentes. Geralmente, os animais acolhidos são filhotes de gambás, esquilos e coiotes.
Markarian revelou que a maioria dos casacos é doada por pessoas que descobriram as condições de confinamento, exploração e morte dos animais em fazendas de peles. "É uma maneira bondosa de devolver a pele aos animais”, comentou.
13 de abril de 2010
Futuro da Terra, segundo Spielberg
Baita computador, hein! Roda Linux?
12 de abril de 2010
Um pequeno voo para o homem.. Um grande voo para a natureza
9 de abril de 2010
Curitiba pensa verde
Curitiba oferece 50 m² de verde per capita
8 de abril de 2010
A favor do mundo... Até depois de morto!
O falecido não está: virou árvore
7 de abril de 2010
Mais uma "fenomenal" intervenção humana
-Olá, seu João, tudo bom?
- Tudo sim, seu José, e você?
-Comigo tudo bem, tirando um probleminha...
- E qual é esse problema? Talvez eu possa te ajudar...
- Sabe o que é, preciso aumentar a produção de algodão dessa região, mas não sei o que fazer... Estou sem água.
- Ah... Por qua a gente não começa a desviar alguns rios que alimentam aquele lago enorme? Um ou dois braços não farão falta nenhuma.
- Ótima idéia, seu João! Vamos agora mesmo começar a fazer isso!
A conversa entre José e João acima é fictícia, mas pode ilustrar o que aconteceu com o Mar de Aral, um lago que já foi considerado o quarto maior do mundo. Hoje, após aproximadamente 30 anos diversas intervenções humanas para desviar o rio que o alimentava e aumentar a produção de algodão na árida região, o lago perdeu 90% de sua água, dando lugar a uma paisagem desértica, coberta por muito sal e algumas poucas plantas.
O visual é bem interessante, já que a região parece um cemitério de navios que caíram do céu. “No cais, eu não estava enxergando nada, eu podia ver apenas um cemitério de navios”, disse Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, em visita ao local. “É claramente um dos piores desastres ambientais do mundo. Eu fiquei muito chocado”, relatou em entrevista veiculada pelo portal Terra.
Confira, no vídeo abaixo, a evolução da perda de água do lago. Mais abaixo, você poderá ver um vídeo feito pela BBC no qual repórteres passeiam pelo Mar de Aral como se estivessem no Saara. Os vídeos estão em inglês.
6 de abril de 2010
A Hora do Banheiro 2010
5 de abril de 2010
Ascensão e queda do milionário das latinhas
Ele virou milionário catando latas. Quem é louco?
1 de abril de 2010
Doce plástico
Veja mais detalhes no site do Imperial College.
31 de março de 2010
Pandora é aqui!
Pandora? Não senhor, é o Amazonas em pleno Parintins
O diretor do filme Avatar, James Cameron, pediu que o presidente Lula reconsidere o projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Para ele, há um descompasso entre a economia e o meio ambiente.
Em sua palestra, Cameron disse que soube da usina por relatos da Amazon Watch e que proetende se informar a respeito. “Estou há 24 horas no Brasil. Mas vou pessoalmente à região para entender melhor o projeto”. O diretor afirmou ao portal Época Negócios não ser um ativista, mas um artista preocupado com a “mãe-natureza”.
Cameron também ressaltou que hoje, a pior situação que o mundo vive é a negação do aquecimento global e da deterioração do meio ambiente e dos recursos naturais provocados pelo homem. Ele afirmou que Avatar foi feito para lutar contra a negação destes problemas. “Nossa intenção é que, no fim do filme, os espectadores se sentissem como parte do povo Na’Vi e como defensores daquele planeta”.
30 de março de 2010
Menos árvores, menos sexo?
Questão de prioridade: árvores derrubadas para inibir sexo ao ar livre.
29 de março de 2010
O mundo às escuras: Hora do Planeta #Succeed
Paris: Torre Eiffel, símbolo da Cidade Luz, às escuras
Roma: Coliseu, local dos gladiadores, com as luzes apagadas
Londres: Big Ben apagado às 20h30, com pontualidade britânica
26 de março de 2010
Olimpíadas 2012: exemplo de destinação de resíduos
25 de março de 2010
Água doce mais barata
24 de março de 2010
Como alimentar o mundo?
O sistema alimentar do mundo é extremamente complexo e depende de diversos fatores, como a agricultura, transportes, negociadores, etc. Para compreender melhor essa complexidade, o artista francês Denis van Waerebeke, criou o vídeo How to feed the World (Como alimentar o mundo, em tradução livre). Ele começa afirmando que uma em cada sete pessoas do mundo é subnutrida e informa que 96% das pessoas que passam fome estão no hemisfério Sul. A partir daí, ele passa a dar explicações sucintas da dependência alimentar e dá sugestões de soluções simples que os ricos podem implementar para impedir a fome. O vídeo está em inglês.
23 de março de 2010
Água mata mais que guerras
Ativistas dão uma corzinha verde para a água na Argentina
Não. A água não está pegando em armas e atacando todos os seres humanos que vê pela frente. Essas mortes são causadas pela própria ação do homem, que polui e contamina esse bem natural, fazendo com que a água cause mais mortes do que todas as formas de violência, contando até mesmo com as guerras.
22 de março de 2010
Dia Mundial da Água: Dicas para usar bem
Sobrou até para aquela receita da sua avó. Coma menos carne, e economize água
Hoje, comemoramos o Dia Mundial da Água. E para "comemorar", preparamos uma série de atitudes e dicas para ajudar a evitar o desperdício desse bem, necessário para a manutenção da vida no planeta:
1) Ao escovar os dentes, abra a torneira apenas na hora de enxaguar a boca. Assim você pode economizar até 80 litros de água.
2) Ao lavar a louça, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e enxaque todas as peças de uma só vez. Com essa medida, você consegue economizar até 100 litros de água.
3) Lembre-se de utilizar sabão e detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõe rapidamente.
Foto: monica.com.br
Até a Turma da Mônica dá suas broncas em quem limpa a rua com mangueira
4) Ao limpar a calçada da rua, escolha varrer a calçada ao invés de lavá-la. Se sentir necessidade de usar água, utilize baldes, já que 15 minutos de mangueira significa 280 litros a menos de água potável na Terra.
5) Use baldes também para lavar o carro. A troca faz com que o consumo caia de 560 litros para menos de 40 litros de água.
6) Equipe as torneiras de casa com sensores de presença, que só liberam a água com a aproximação da mão. Isso gera até 77% de economia.
7) Só use a máquina de lavar roupas quando ela estiver cheia. Uma lavadora com capacidade de 5 Kg gasta cerca de 135 litros de água por lavagem.
8) Coma menos carne. Pode parecer absurdo, mas o fato de reduzir o consumo de carne economiza muita água: para cada quilo de carne se utiliza, aproximadamente, 15 mil litros de água.
Foto: Guia de Piscinas
9) Tem piscina em casa? Tampe-a quando não estiver usando. Uma piscina média perde 3500 litros por mês por causa da evaporação.
10) Use o regador para regar as plantas. Ao regá-las com esguicho, você gasta cerca de 186 litros de água.
Para conferir mais dicas, clique aqui para visitar o site da PURA, Programa de Uso Racional da Água, da USP e aqui para ver o infográfico desenvolvido pelo portal UOL Notícias.
19 de março de 2010
Game: Honoloko
Quer descobrir se suas decisões melhoram a qualidade de vida do local onde você mora? clique aqui.
18 de março de 2010
Meninas Malvadas pelo planeta
17 de março de 2010
Plantas no plástico
Os dias desse monte de plástico estão contados...
De acordo com a empresa, em comunicado publicado pela Folha Online, "Esta descoberta e este novo enfoque por meio do uso de catalisadores orgânicos poderão nos permitir obter moléculas bem definidas e biodegradáveis a partir de fontes renováveis de uma maneira responsável" para com o ambiente.
Já os pesquisadores das universidades de Almaden e Stanford ressaltaram que este é o início de uma era de sustentabilidade para a indústria do plástico, com "produtos quase eternos que não encherão as lixeiras em todo o mundo". Além disso, essa nova descoberta pode, futuramente, ser utilizada no combate ao câncer, matando as células malignas sem afetar as sãs.
Os resultados desta pesquisa foi publicado no American Chemical Society's Macromolecules.
16 de março de 2010
Sementes que não acabam mais
15 de março de 2010
Estrela da Vida
Ao ver a Tecnoesfera, Darth Vader perdeu o fôlego
12 de março de 2010
Casa de Serragem
Blocos de serragem aguentam o sopro do lobo mau?
11 de março de 2010
Qual será seu próximo saco de lixo?
É colega, arrume outra solução para o lixinho da cozinha
O rede de supermercados Carrefour anunciou, na última semana, que irá parar de disponibilizar sacolas plásticas em todas as suas lojas (Carrefour, Dia % e Atacadão). A empresa segue o exemplo que WalMart e Pão de Açucar já haviam dado ao engajar sua cadeia de fornecedores a criar produtos sustentáveis e ampliar suas redes de lojas "verdes".
10 de março de 2010
Um bom fim para seu antigo PC
A empresa instalou alguns outdoors em alto relevo bem no coração desses locais, com a escrita desenvolvida com equipamentos eletrônicos reutilizados. Na assinatura, a empresa dá o seu recado: “No matter where you bought it, we’ll recycle it.” (Não importa onde você comprou, nós iremos reciclar).
A Best Buy está estimulando os seus consumidores a entregar seus dispositivos antigos a alguma unidade da empresa, que reutiliza e recicla as peças em parceria com seus fornecedores. No vídeo abaixo, podemos ver um vendedor da loja falando sobre a peça e fazendo uma piada sobre seu notebook.
9 de março de 2010
Caneta seca? Sem essa de isqueiro.
8 de março de 2010
Calorzinho gostoso, sem cheiro nem fumaça
5 de março de 2010
Game: Stop Disasters
4 de março de 2010
Velozes, furiosos e ecoeficientes
Engenheiros e marqueteiros, que têm acelerado bastante atrás de uma solução para desvincular a imagem do setor do time dos poluidores, trabalham agora no desenvolvimento de protótipos híbridos, que podem até mesmo chegar ao mercado. A exibição dos modelos ocorreu no Salão do Automóvel de Genebra, na última quarta-feira.
A Ferrari apresentou o 599 HY-KERS vettura. Sim, você já ouviu falar de KERS. É o sistema de reaproveitamento de energia de frenagem usado pelo carros da Formula-1 na temporada de 2009.
A Porsche apresentou dois modelos híbridos, com dois motores: um movido a combustíveis fósseis e outro elétrico. O SUV Cayenne Hybrid aparece totalmente redesenhado e pode ser conduzido acima de 156 km/h, sem aceleração, usando somente o motor elétrico. Já o esportivo Spyder tem sua bateria de lítio colocada atrás dos assentos, refrigerada a água.
Dois motores? Sobrou espaço para o bagageiro, né?
A Lotus mostrou o luxuoso Evora 414E com dois motores elétricos, um para cada eixo, capazes de produzir até 408 cavalos de potência. Assim como o híbrido da Ferrari, possui câmbio de sete marchas.
Tomara que o ronco do motor elétrico esteja a altura
A BMW exibiu a ActiveHybrid. Com modelos sedã e van, essa série é totalmente movida a energia elétrica, porém não tem previsão para serem produzidos.
E ai? Topa fazer o teste do Active?
Clique aqui e confira mais fotos dos protótipos.
3 de março de 2010
Jeans ecoeficiente
2 de março de 2010
Luz para plantas
Para facilitar o uso, e evitar que os comodos sejam molhados na hora de regar os mini-jardins, o objeto tem um compartimento para água e terra, poupando o trabalho de seus usuários.
1 de março de 2010
Um novo fim para os computadores
26 de fevereiro de 2010
Pra frente Brasil, salve a seleção!
25 de fevereiro de 2010
Puma sustentável
A Puma, famosa produtora de materiais esportivos, mostrou seu primeiro smartphone na última quarta feira, no Mobile World Congress. O aparelho, que conta com um carregador solar e acesso exclusivo ao conteúdo da marca, foi projetado com diversos recursos para esportistas, permitindo acompanhar a distância e o ritmo de treinos e o número de calorias queimadas, entre outras funções.
De acordo com as especificações técnicas, veiculado no portal Terra, o aparelho vem com um "felino digital on demand" chamado Dylan, que pesa 81 kg e tem 2,4 metros de comprimento, além de aplicativos como uma bússola que lembra as de iates e um tocador de mídia que se assemelha a um toca-discos, no qual o usuário pode manipular o som como um DJ. Entre os recursos padrão estão uma cãmera de 3,2 megapixel com flash LED, GPS e rádio FM.
A chegada ao mercado europeu está marcada para abril deste ano. No restante do mundo o lançamento deve ocorrer logo em seguida. O preço sugerido não foi divulgado.
24 de fevereiro de 2010
Metrópoles embaixo d'água
De acordo com os desenhos, os moradores irão migrar para locais mais altos e secos e construírão píeres e canais de navegação para que o transporte possa ser efetuado. Além disso, as pessoas readaptariam os topos de seus telhado para fazer fazendas e estufas, conseguindo novos meios de conseguir alimentos.
23 de fevereiro de 2010
Jogos educativos + crianças = Sustentabilidade
22 de fevereiro de 2010
Etanol a base de jornal e frutas
Segundo Henry Daniell, cientista da Universidade Central da Flórida, em entrevista para a Folha Online, seria possível "proteger o ar e o ambiente das próximas gerações", já que esse álcool produz menos gases estufa que a gasolina ou a energia elétrica. Atualmente, a tecnologia de produção de etanol dos EUA utiliza enzimas para transformar as cascas de laranja em alucar, que por sua vez é fermentado para se transformar em etanol.
Como os resíduos usados no processo são abundantes, a produção do etanol de frutas e jornal não comprometeria a demanda de alimentos nem um aumento nos preços. Só na Flórida, seria possível produzir 200 milhões de galões (1 galão = 3,75 litros) de etanol a cada ano a partir dessa descoberta. Apesar das conclusões, o trabalho não tem previsão de chegar à indústria.19 de fevereiro de 2010
Medalhas de lixo
As mais de 1.000 medalhas reciclarão 2.05 Kg de ouro, 1,950 Kg de prata e 903 Kg de cobre deste tipo de lixo. A maior quantidade de prata se justifica pois cada medalha de ouro recebe cerca de 92% do material e apenas 8% de ouro. De acordo com a Scientific American, as medalhas tem cerca de 100 mm de diametro, seis mm de profundidade e pesam cerca de 550 gramas.
11 de fevereiro de 2010
Celular à base de refri
A designer chinesa Daizi Zheng inventou um aparelho celular que funciona a base de qualquer bebida açucarada, dispensando as baterias de lítio. As "biobaterias" geram energia elétrica a partir da quebra das moléculas de carboidratos, liberando para o meio ambiente apenas água e oxigênio após a queima dos açucares.